GRUPO DE ESTUDOS

Grupo de Estudos Filo Sofia: Práticas Filosóficas com Jovens e Crianças.




    O Grupo de Estudos Filo Sofia: práticas filosóficas com jovens e crianças, definiu essa semana (3 de maio) o horário oficial e fixo de suas atividades. Nossos encontros costumavam acontecer acontecer de 16hrs (Quatro horas) às 18hrs(Seis horas) todas as sextas-feiras via Google Meet, mas depois de deliberação interna por parte da equipe do projeto, ficou decidido que os encontros permanecem na sexta-feira, porém no horário da manhã, de 8hrs (oito horas) às 9hrs30 (nove e meia). 
      Assim como ano passado, o link é fixo, dessa forma, usaremos o mesmo link para sala de reuniões toda semana. Nossa agenda de atividades assim como ano passado permanece flexível, os materiais trabalhados (textos, vídeos e filmes) serão decididos com o grupo durante os encontros.
       O Grupo de Estudos tem como objetivo investigar e discutir práticas, que podem ser usadas para o desenvolvimento e construção do saber filosófico junto a jovens e crianças. Essa atividade assim como as demais desenvolvidas pelo projeto, conta com o apoio das Pró-Reitorias de Cultura e Extensão da Universidade Federal  do Cariri. 


Programação 

14.05.2021: O material de debate desse encontro é o episódio do programa da TV Cultura "Café filosófico" cujo título é "escutemos as crianças". link para acessar material

21.05.2021: Nesse encontro daremos continuidade ao debate da semana anterior sobre o processo de aprendizagem da criança, o material desse encontro é o episódio do programa da TV Cultura "Café filosófico" cujo título é "escutemos as crianças". link para acessar material

28.05.2021: Nesse encontro iremos debater a obra Para Educar Crianças Feministas da escritora Chimamanda Ngozi Adichie. O texto embora curto, aborda diversas discussões a partir da discussão sobre a cultura em que uma criança é educada, e nos faz refletir sobre os papéis de gênero e como as crianças são afetadas por esses no seu processo de construção cultural. Link da Obra 

04.06.2021: Nesse encontro daremos continuidade a obra Para Educar Crianças Feministas da escritora Chimamanda Ngozi Adichie. O texto embora curto, aborda diversas discussões a partir da discussão sobre a cultura em que uma criança é educada, e nos faz refletir sobre os papéis de gênero e como as crianças são afetadas por esses no seu processo de construção cultural. No encontro da semana passada a discussão caminhou até a sugestão 2, dessa forma, retomaremos da sugestão 3. Link da Obra 

11.06.2021: Nesse encontro daremos continuidade a obra Para Educar Crianças Feministas da escritora Chimamanda Ngozi Adichie. O texto embora curto, aborda diversas discussões a partir da discussão sobre a cultura em que uma criança é educada, e nos faz refletir sobre os papéis de gênero e como as crianças são afetadas por esses no seu processo de construção cultural. No encontro da semana passada a discussão caminhou até a sugestão 3, dessa forma, retomaremos da sugestão 4. LINK DA OBRA

18.06.2021: Nesse encontro daremos continuidade a obra Para Educar Crianças Feministas da escritora Chimamanda Ngozi Adichie. O texto embora curto, aborda diversas discussões a partir da discussão sobre a cultura em que uma criança é educada, e nos faz refletir sobre os papéis de gênero e como as crianças são afetadas por esses no seu processo de construção cultural. No encontro da semana passada a discussão caminhou até a sugestão 6, dessa forma, retomaremos da sugestão 7. LINK DA OBRA

25.06.2021: Nesse encontro daremos continuidade a obra Para Educar Crianças Feministas da escritora Chimamanda Ngozi Adichie. O texto embora curto, aborda diversas discussões a partir da discussão sobre a cultura em que uma criança é educada, e nos faz refletir sobre os papéis de gênero e como as crianças são afetadas por esses no seu processo de construção cultural. No encontro da semana passada a discussão caminhou até a sugestão 9, dessa forma, retomaremos da sugestão n° 10. LINK DA OBRA

02.07.2021: Nesse encontro daremos continuidade a obra Para Educar Crianças Feministas da escritora Chimamanda Ngozi Adichie. O texto embora curto, aborda diversas discussões a partir da discussão sobre a cultura em que uma criança é educada, e nos faz refletir sobre os papéis de gênero e como as crianças são afetadas por esses no seu processo de construção cultural. No encontro da semana passada a discussão caminhou até a sugestão 12, dessa forma, retomaremos da sugestão n° 13. LINK DA OBRA

16.07.2021: Nessa sexta-feira iremos iniciar uma nova jornada em nosso Grupo de Estudos, dessa vez com a leitura da obra ´´Sociedade sem Escolas``. O livro é de 1970 do autor Ivan Illich, traz a crença de que a educação institucionalizada por ser ineficaz e defende uma posição onde a autoaprendizagem se mostra favorável, na obra, uma educação universal por meio da escolaridade não é possível. OBRA EM PDF

23.07.2021: Nessa sexta-feira iremos iniciar uma nova jornada em nosso Grupo de Estudos, dessa vez com a leitura da obra ´´Sociedade sem Escolas``. O livro é de 1970 do autor Ivan Illich, traz a crença de que a educação institucionalizada por ser ineficaz e defende uma posição onde a autoaprendizagem se mostra favorável, na obra, uma educação universal por meio da escolaridade não é possível. OBRA EM PDF

06.08.2021: Nessa sexta-feira iremos iniciar uma nova jornada em nosso Grupo de Estudos, dessa vez com a leitura da obra ´´Sociedade sem Escolas``. O livro é de 1970 do autor Ivan Illich, traz a crença de que a educação institucionalizada por ser ineficaz e defende uma posição onde a autoaprendizagem se mostra favorável, na obra, uma educação universal por meio da escolaridade não é possível. Nesse encontro iremos debater o capítulo I do texto em questão: OBRA EM PDF

13.08.2021: Nessa sexta-feira iremos iniciar uma nova jornada em nosso Grupo de Estudos, dessa vez com a leitura da obra ´´Sociedade sem Escolas``. O livro é de 1970 do autor Ivan Illich, traz a crença de que a educação institucionalizada por ser ineficaz e defende uma posição onde a autoaprendizagem se mostra favorável, na obra, uma educação universal por meio da escolaridade não é possível. (CAPÍTULO A DEFINIR): OBRA EM PDF

20.08.2021: Nessa sexta-feira iremos iniciar uma nova jornada em nosso Grupo de Estudos, dessa vez com a leitura da obra ´´Sociedade sem Escolas``. O livro é de 1970 do autor Ivan Illich, traz a crença de que a educação institucionalizada por ser ineficaz e defende uma posição onde a autoaprendizagem se mostra favorável, na obra, uma educação universal por meio da escolaridade não é possível. (CAPÍTULO A DEFINIR): OBRA EM PDF

27.08.2021: Nessa sexta-feira iremos iniciar uma nova jornada em nosso Grupo de Estudos, dessa vez com a leitura da obra ´´Sociedade sem Escolas``. O livro é de 1970 do autor Ivan Illich, traz a crença de que a educação institucionalizada por ser ineficaz e defende uma posição onde a autoaprendizagem se mostra favorável, na obra, uma educação universal por meio da escolaridade não é possível. (CAPÍTULO A DEFINIR): OBRA EM PDF

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