Indicação de Leitura




Estamos compartilhando aqui, nossas leituras semanais. Dessa vez o
Referencial Teórico: Auri Cunha Filosofia na Educação Infantil e 
para filosofar com as Crianças o Poema da brilhante Ruth Rocha O Direito das Crianças



´´O ensino de filosofia tem sido caracterizado, em toda sua tradição, por trabalhar com as questões do pensamento. Não só do pensamento dos valores e crenças legitimados como científicos ou filosoficamente estabelecidos, mas também do cotidiano carregado de valores e crenças,existencialmente associados à experiência de vida compartilhada. Ora, o compartilhamento de experiências de vida constitui o fato filosófico primeiro, na medida em que é compartilhando significados que formamos nossas crenças e valores.`` José Auri Cunha

Mesmo que o público alvo da aplicação do projeto seja o ensino fundamental, é essencial pensar o ensino de filosofia desde os primeiros anos da educação escolar.
Pensar a educação filosófica da criança diz respeito a pensar uma educação que apoie e incentive a natureza filosófica da criança.
É preciso compreender a educação em filosofia desde a primeira infância, aproveitando o espanto e maravilhamento das crianças com novas descobertas como diz José Auri.
A obra é de extrema importância para compreender o que é a filosofia na infância e metodologias, para trabalhar questões filosóficas com os pequenos seres humanos, que ainda não tiveram contato com a filosofia como a conhecemos mas que costumam filosofar a todo momento.


´´O Direito das Crianças

Toda criança no mundo
Deve ser bem protegida
Contra os rigores do tempo
Contra os rigores da vida.

Criança tem que ter nome
Criança tem que ter lar
Ter saúde e não ter fome
Ter segurança e estudar.

Não é questão de querer
Nem questão de concordar
Os diretos das crianças
Todos tem de respeitar.

Tem direito à atenção
Direito de não ter medos
Direito a livros e a pão
Direito de ter brinquedos.

Mas criança também tem
O direito de sorrir.
Correr na beira do mar,
Ter lápis de colorir... Ver uma estrela cadente,
Filme que tenha robô,
Ganhar um lindo presente,
Ouvir histórias do avô...``
E tem mais, viu??! Falamos com tanta frequência sobre os direitos fundamentais das crianças, mas quais são esses direitos? A filosofia costuma levantar questões como essa, mas o que tem as crianças a dizer sobre seus direitos? E se essa criança tem seus direitos privados?
Questões como; ´´Quem me deu esses direitos?`` são bem frequentes, as crianças também querem saber como esses direitos são mantidos e como elas acabam privadas deles. E esses direitos, são só sobre casa, comida e educação?
O Poema da Ruth Rocha mostra as crianças que direito é mais do que os que estão no papel!!


Por: Thavilla C. Oliveira Lopes

Comentários

Postagens mais visitadas