Sou Negro



Por: Thavilla C. Oliveira Lopes

Indicação de Livro semanal. .
Mesmo que os calendários apontem o dia 13 de maio como o dia da abolição da escravatura no Brasil, precisamos falar do 14 de maio que dura até hoje! O esquecimento, apagamento e marginalização ainda são questões visíveis na sociedade brasileira, questões essas que não costumam ser debatidas com as crianças, mas que diversas crianças sentem... na pele! .
´´Sou Negro
Nildo Lage .

Sou Negro
Aquele que, em décadas não muito remotas, era uma mercadoria rotulada que tinha apenas valor comercial.
Um ser sem voz...Sem honra...Dignidade...Sem autonomia para exigir respeito, para alimentar a ambição dos sequiosos de poder.
Mas com alma, caráter, personalidade...Vida...Porque, nas minhas veias, corria o sangue humano.
Sou Negro.
Aquele que conquistou a liberdade, o direito de igualdade, porém continua preso pelo preconceito, recriminado pelo passado de dor, de humilhações... de vergonha.
No meu peito, bate um coração impulsionado por um sentimento nobre chamado amor.
Entretanto não sou reconhecido, valorizado...
Porque a cor da minha pele continua sendo um véu que oculta a minha existência. ...``
.
O texto de Nildo Lage chegou as minhas mãos um tempo atrás, veio com o restante dos livros didáticos e paradidáticos do meu irmão. Veio acompanhado de aulas na escola, desmistificando a ideia da fabulosa princesa Isabel como salvadora, desmistificando a ideia de uma viagem voluntária de barco para trabalhos em um novo continente, um livro que aponta a realidade da história de uma nação e do povo que construiu essa nação. Além do fator histórico, o livro ainda trás como narrativa o personagem da pessoa negra, que fala de si na primeira pessoa e trazendo em seu discurso a bagagem da sua ancestralidade.

Comentários

Postagens mais visitadas