INDICAÇÃO DE LEITURAS
Por: Thavilla C. Oliveira Lopes
Nossa indicação de leitura da Semana é para crianças e educadores também!!! O texto do Renê Trentin; O PROGRAMA DE FILOSOFIA PARA CRIANÇAS DE MATTHEW LIPMAN: UMA CONCEPÇÃO LIBERAL DA EDUCAÇÃO e o livro BOLSA AMARELA da Lygia Bojunga.
Obs: É importante perceber que Lipman constrói o Programa de Filosofia para crianças baseado nos moldes de educação norte-americana e que o texto de Trentin é uma avaliação feita de acordo com as bagagens da educação Brasileira.
Obs2: Ambas as indicações estão disponíveis na internet em PDF e em breve estarão na nossa biblioteca virtual.
Obs: É importante perceber que Lipman constrói o Programa de Filosofia para crianças baseado nos moldes de educação norte-americana e que o texto de Trentin é uma avaliação feita de acordo com as bagagens da educação Brasileira.
Obs2: Ambas as indicações estão disponíveis na internet em PDF e em breve estarão na nossa biblioteca virtual.
*O PROGRAMA DE FILOSOFIA PARA CRIANÇAS DE MATTHEW LIPMAN: UMA CONCEPÇÃO LIBERAL DA EDUCAÇÃO*
_Renê José Trentin Silveira_
O texto do Renê Trentin nos trás uma análise do caminhar da educação no Brasil, e com base nesse percurso uma análise do Programa de Filosofia para crianças de Matthew Lipman.
O artigo nos leva a compreender o perigo da adoção de uma proposta pedagógica sem levar em consideração aspectos de diversidade regional, cultural e história da região onde o mesmo pretende ser aplicado, além de levantar discussões sobre as estruturas e infraestruturas que cercam nossos ambientes de ensino e o público que utiliza esses espaços. A discussão sobre a relação entre sociedade e educação toma corpo e dessa, podemos levantar ainda mais discussões.
_Renê José Trentin Silveira_
O texto do Renê Trentin nos trás uma análise do caminhar da educação no Brasil, e com base nesse percurso uma análise do Programa de Filosofia para crianças de Matthew Lipman.
O artigo nos leva a compreender o perigo da adoção de uma proposta pedagógica sem levar em consideração aspectos de diversidade regional, cultural e história da região onde o mesmo pretende ser aplicado, além de levantar discussões sobre as estruturas e infraestruturas que cercam nossos ambientes de ensino e o público que utiliza esses espaços. A discussão sobre a relação entre sociedade e educação toma corpo e dessa, podemos levantar ainda mais discussões.
Eu era só uma garotinha quando encontrei esse livro na biblioteca da escola, lembro que naquela época eu não entendi muito bem, tive de ler várias vezes para compreender os conflitos da personagem principal, a menina tentava esconder em uma bolsa amarela suas grandes vontades, a vontade de crescer, a de ser garoto, e a vontade de se tornar escritora. Depois de entender, foi mais fácil sentir uma simpatia, até mesmo se identificar a protagonista dessa obra, a menina Raquel, que reflete sobre as injustiças de ser a quarta filha, de não ser compreendida por ser jovem demais e não ter direito a palavra, a se expressar ou a ter vontades, as injustiças de ser menina e ´´nada poder``, e a vontade e necessidade de escrever. A narrativa é uma mistura de fantasias e acontecimentos reais do seu dia a dia. Os conflitos e confusões acabam aparecendo como uma tentativa de descoberta da garota, que acontece em meio a reflexão sobre as imposições de papeis de gênero que são aplicadas logo na infância. Esse livro não é só para crianças, a história e seu desenrolar acabam se tornando fascinantes ao longo da trajetória de Raquel e da sua bolsa que guarda tantas vontades e histórias.
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