INDICAÇÃO DE LEITURA
Como diz a tradição, estamos aqui para indicar leituras para vocês.
Trouxemos para vocês um artigo curtinho e bom de se ler sobre um programa de filosofia com crianças, colocado em prática no Rio de Janeiro pela professora Liliane Sanchez. Trouxemos também o livro Uma princesa diferente? Produzido com o apoio da Secretaria de Educação do estado do Ceará, escrito por Cristiane Sousa, e traz a discussão da representatividade nas histórias que comecemos, que costumam cativar as crianças.
UMA PRINCESA DIFERENTE? Conta a História de uma garotinha negra, que tem certeza de que é uma princesa, até perceber que as princesas vistas nos contos de fadas (vistas em sala de aula) não se parecem em nada com ela. A professora então, vendo como a garota se sentiu afetada pelos contos de fada "tradicionais" resolve apresentar a sua turma outras princesas que não sigam o padrão de beleza branco e eurocêntrico apresentado naquelas histórias.
O livro traz a discussão da representatividade na literatura. Afinal, é comum para as crianças buscarem se reconhecer nos desenhos, livros e filmes, e quando essas crianças não se reconhecem? Quando sua cor de pele, seus traços, o lugar de onde veio não é mostrado na televisão ou nos livros? Quando sua realidade é apresentada com aspectos negativos? Quando sua força e beleza são escondidas debaixo de uma capa de invisibilidade?
O artigo FILOSOFIA PARA OU COM CRIANÇAS: O QUE É E POR QUE APOSTAR NESSA IDEIA fala um pouco sobre o trabalho da professora Liliane Barreira Sanchez, apresentado em seu trabalho de filosofia com crianças. Fala sobre a o ensino de filosofia na educação fundamental, sobre o trabalho da professora com seu programa de filosofia com crianças, e seus contrapontos em relação ao trabalho de Matthew Lipman com o programa de filosofia para crianças.
PARA ACESSAR OS TEXTOS, BASTA CLICAR NO LINK (TEXTO DESTACADO)
Comentários
Postar um comentário